Afinal, o que é a tão falada DRE? DRE é a Demonstração de Resultado do Exercício, relatório que nos traz de maneira resumida as operações de entrada e saída da empresa, assim nos mostrando o real resultado financeiro em determinado período, ou seja, quanto vendeu, o seus custos, despesas e se houve de lucro ou prejuízo.
Fazendo uma análise da DRE é possível extrair uma série de índices fundamentais para a sobrevivência de uma empresa, pois se engana quem acredita que um bom faturamento é o suficiente para ter uma empresa saudável, o que realmente importa é o quanto sobra quando deduzimos do faturamento todas as despesas e custos.
Existe a DRE gerencial e a contábil, aqui o nosso foco é tratar sobre a DRE gerencial e deixá-la o mais simples possível para você que está começando a fazer a gestão do seu negócio.
QUE CONCLUSÃO EU POSSO TIRAR AO ANALISAR A DRE GERENCIAL?
A pergunta é: não basta então saber quanto eu recebo, quanto eu gasto e quanto sobra? Se você quiser ter domínio do seu negócio a resposta é: NÃO!
Quanto mais detalhada for sua DRE mais estratégia você terá. Vamos imaginar o cenário de uma empresa que tenha duas fontes de receita, o delivery e o atendimento local, se o delivery for responsável por 90% do faturamento dessa empresa, será que vale a pena manter toda a despesa de um local físico? Como garçons, atendentes, limpeza, conta de luz, e por ai vai.
Se essa empresa não souber de onde entra essa receita e qual é a representatividade de cada uma dificilmente ela saberá responder essa pergunta.
Outro exemplo importante que pode ser concluído através de uma DRE detalhada, é se a precificação está correta, vamos lá, para precificar o meu produto eu não levei em consideração o valor da embalagem que eu o envio, as taxas de cartão de crédito, a energia elétrica, a conta de telefone, internet e todas as outras despesas, apenas os insumos, no final do exercício eu vou ter lucro? Provavelmente não ou ele será bem menor do que eu espero.
Conclusão, com uma DRE bem feita eu consigo olhar para o meu negócio e saber qual a representatividade de cada lançamento, permitindo dar foco na redução de uma despesa que esteja muito alta, precificar melhor os meus produtos ou serviços ou investir tempo no que está me gerando mais rentabilidade.
AGORA QUE VOCÊ JÁ ENTENDEU A IMPORTANCIA DE FAZER UMA BOA DRE, VAMOS FALAR DE COMO FAZÊ-LA?
Para começar a estruturar o seu relatório gerencial vamos falar de alguns termos importantes para o entendimento básico. Não levaremos em consideração as diferenças entre custo e despesa, a ideia aqui é você sair do zero e começar de uma vez por todos a analisar o negócio e tomar decisões importantes de maneira mais embasada.
Termos importantes:
- RECEITA: Todas as entradas da sua empresa sejam elas vindas de produtos ou serviços.
- DESPESA: Tudo que você gasta para fazer seu negócio funcionar.
- CATEGORIA: Grupos de lançamentos que tenham a mesma finalidade
AGORA É COM VOCÊ:
A nossa dica é: liste todas as suas despesas e receitas, não deixa passar nada.
Depois de listadas, vamos dividi-las em categorias, lembrando que cada empresa é única, faça no formato que seja mais interessante para o seu negócio. Vou dar um exemplo para que você possa visualizar:
RECEITAS: |
(+) Vendas de Mercadorias |
(+) Prestação de Serviço |
DESPESAS: |
Vendas |
(-) Custo de Insumos |
(-) Embalagens |
(-) Taxa de cartão |
Fixas |
(-) Aluguel |
(-) Energia Elétrica |
(-) Telefone/ |Internet |
(-) Contador |
Pessoal |
(-) Salários |
(-)Vale Transporte |
(-) Vale alimentação |
(-) FGTS |
Impostos |
(-) DAS Simples Nacional |
Marketing |
(-) Agência de Marketing |
(-) Impulsionamento de campanhas nas redes sociais |
Depois fazer o esqueleto da sua DRE o mais importante é alimentá-la! Não esqueça nenhum lançamento, por menor que seja, só assim você conseguirá analisar as informações e fazer comparações entre períodos.
COMO DEIXAR ESSES LANÇAMENTOS MAIS FÁCEIS E RAPIDOS?
Utilizando um bom sistema de gestão! Ele precisa ser completo e fácil de usar, para facilitar o seu dia a dia. Nossa dica final é:
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